Normalmente, não sou muito afeito a grandes instalações de softwares. Manter o sistema o mais inalterado possível é um modo seguro de não ter dores de cabeças e evitar re-instalações constantes do sistema.
Gostaria de cortar um vídeo sem precisar de instalar um editor completo de vídeo, sem ter que me preocupar com licença e sem me preocupar com codecs. Usei com tremenda facilidade o avconv da Libav.
Linha de comando:
avconv -i original.webm -vcodec copy -acodec copy -ss 00:00:31 -t 00:01:44.500 final.webm
Apesar de longa, a linha comando é bem simples. Meu vídeo possuía a extensão ".webm" e como gostaria de manter a codificação do arquivo usei -vcodec copy e -acodec copy para respectivamente criar um arquivo final.webm mantendo a codificação de vídeo e áudio originais.
Os outros dois parâmetros são relacionados com tempo de vídeo. Mas, atenção, o comportamento pode ser levemente diferente do esperado. O primeiro -ss hh:mm:ss.ms aponta para o inicio vídeo, enquanto, o segundo -t hh:mm:ss:ms conta o tempo passado após o início -ss, ou seja, o tempo de gravação.
Assim, se você tem um vídeo mp4 de 3 minutos e quer copiar apenas o minuto final, o comando seria:
avconv -i original.mp4 -vcodec copy -acodec copy -ss 00:02:00 -t 00:01:00 final.mp4
É simples, apesar de não ser como normalmente se imagina.
Existem vários softwares livres capazes de realizar cortes ou conversões de vídeos. Abaixo uma lista de softwares que normalmente utilizo:
CLI:
Libav - https://libav.org/
FFmpeg - https://www.ffmpeg.org/
MEncoder - http://www.mplayerhq.hu
GUI:
WinFF - http://winff.org/html_new/
Handbrake - https://handbrake.fr/ (user friendly)
abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário