2015-11-28

Jogos - XML2

X-Men Legends II: Rise of Apocalypse (2005, PSP)


Um bom jogo lançado para diversas plataformas - PlayStation 2, PlayStation Portable, Nokia N-Gage, Nintendo GameCube, XBox e PC. Mas, como só joguei a versão para PSP, é sobre ela que falarei.

Desde meu primeiro contato com o jogo, o tratei como um beat 'em up. Porém, na maioria dos sites este jogo é classificado como action rpg ou apenas rpg. Mecanicamente o jogo é muito parecido com Diablo original.

Cada personagem possui uma barra de vida (health), uma barra de energia (energy) e um medidor de poder extremo (xtreme power). Cada personagem ganha pontos de experiência que lhe permitem investir em atributos (stats: body, focus, strike, speed) e habilidades (skills: ativas, passivas e extremas) e ao contrário de Diablo, você controla um grupo de 1 a 4 personagens.

De modo geral, é um bom jogo, com uma mecânica de luta interessante, uma grande variedade de personagens, alguns problemas de balanceamento e alguns glitches.

Mecânica

Infelizmente, o jogo não detalha seu funcionamento interno, mas mesmo assim apresentarei as informações fornecidas pelo jogo e minhas crenças em relação à mecânica, sempre evidenciando quando a afirmação não for segura.

Em Stats há quatro campos possíveis de investimento - body, focus, strike, speed - e dez atributos listados - level, hp, ep, dmg, atk, def, energy resistance, mental resistance, radiation resistance e elemental resistence.

body: aumenta a vida (hp) e a chance de dobrar regeneração de potes de vida (potions, health packs).
Fórmula: Health = 25 + 5 * level + 3 * body.

focus: aumenta sua energia (ep), sua regeneração de energia, seu melee mental dmg e a chance de dobrar a regeneração de potes de energia (potions, energy packs).
Fórmula: Energy = 30 + 4 * level + 2 * focus.

strike: aumenta o dano provocado por combate corporal (melee) - regular attack, heavy attack e skills baseadas em melee dmg.
Fórmula: Damage Bonus = +2% * striking,

speed: aumenta seu sucesso em ataque físico (attack rating, melee atk) e seu sucesso em esquiva de ataques físicos (defense rating, melee def).
Fórmula: atk = 5*speed - 35.
Fórmula: def = 3*speed.

level: libera novas skills e permite elevar as que já possui.
Fórmula: stats points = +4*level.
Fórmula: skill points = +1*level.

hp: vida, útil para todos personagens. A melhor forma de encher seu hp é por potions pois as poucas skills de regenerações são quase inertes.

ep: energia, útil para ranged and support characters. As skills de regeneração de energia são bem efetivas.

dmg: dano físico, útil para os melees. Tenho a impressão que é mais fácil aumentar seu dano através de itens e skills que investindo seus pontos de experiência em strike!

atk: chance de ataque, útil para os melees. Ganhará muitos pontos por itens e skills. Segundo um guia do GameFaqs (1) se usar itens com "Enemy Defense Bypassed" não precisará de quaisquer pontos em atk para acertar inimigos através de melee attack. Não testei, porém, esta afirmação.

def: chance de esquiva, útil para os melees. Ganhará muitos pontos por itens e skills.

energy resistance: proteção ao tipo de dano de alguns personagens. Pode ser aumentado através de algumas skills e itens.

mental resistance: proteção ao tipo de dano de alguns personagens. Pode ser aumentado através de algumas skills e itens.

radiation resistance: proteção ao tipo de dano de algumas skills e itens. Ao contrário das outras formas de dano, este acontece durante um certo intervalo de tempo - normalmente bem pequeno. Pode ser aumentado através de algumas skills e itens.

elemental resistence: proteção ao que acredito que sejam 3 tipos de danos possíveis: cold, fire, electric. Pode ser aumentado através de algumas skills e itens.

Atributos não listados:

attack speed: velocidade de ataque. Pode ser aumentado através de algumas skills e itens.

moviment speed: velocidade de caminhar. Pode ser aumentado através de algumas skills e itens.

projectile dodge: esquiva para ranged attack. Pode ser aumentado através de algumas skills.

Combate:

Usarei os símbolos X, O, [] (quadrado), /\ (triângulo), para simbolizar as teclas do PSP.

regular attack: X

heavy attack: O

throw: []

jump: /\

change hero: L + (X, O, [] ou /\)

xtreme power: R + /\

boost power: R + []

active power 1: R + X

active power 2: R + O

regroup: R + L

* joguei através de emulador, mas não emulei as teclas relativas ao uso de health and energy packs! O jogo deve ser mais fácil com elas, porém, também é completamente possível zerar sem elas. Por isso, não listei seus botões.

** É possível trocar a skill dos botões durante os confrontos, sem pause... o que parece ser um bom recurso, na verdade, dá muito mais dor de cabeça que qualquer outra coisa. Para evitar que os botões de suas skills sejam alterados o jogador tem duas estratégias: (a) ou só compra as skills que usará (max 4) ou (b) pára de usar o direcionar ao usar skills. Os dois métodos funcionam, mas os dois métodos não me agradam.

Movimentos:

triple hit: X, X, X

popup: X, X. O

trip: X, O, X

knockback: X, O, O, O

stun: O, X, O, O*

* este comando principalmente no começo jogo, quando os personagens são bem lentos é um pouco difícil de execução. Uma dica é fazê-lo rapidamente de outro modo: O, (X, X), (O, O), (O, O), para evitar problemas de sincronia. 

** não testei, mas acredito que as sequências de botões acima sejam a mesma para todos os personagens.

Personagens

Ao iniciar o jogo, numa espécie de prólogo, o jogador tem acesso a 4 personagens. Assim que inicia o Act 1, o jogador já passa a ter acesso a 15 personagens. Ao finalizar o jogo, tem acesso a 18 personagens. Os demais dependem da plataforma. Veja a lista:

X-Men: Bishop, Colossus, Cyclops, Gambit, Iceman, Jean Grey, Nightcrawler, Rogue, Storm, Sunfire, Wolverine.

Brotherhood: Juggernaut, Magneto, Scarlet Witch, Toad.

Unlockable: Deadpool, Iron Man, Professor X.

PC exclusive: Pyro, Sabretooth.

N-Gage exclusive: Beast.

PSP exclusive: Cable, Cannonball, Dark Phoenix, X-Man.

Estratégias

Comentarei exclusivamente os personagens do X-Men e do Brotherhood, os demais por serem habilitados somente muito próximo do final ou depois do final do jogo não me interessam em comentar.

Basicamente o jogo se divide em dois tipos de desafios: quebra-cabeças (puzzle) e luta (fight). Os puzzles em geral são bem simples e podem ser completados por mais de um personagem.

Puzzle

X-Men Puzzle (esta lista pode estar incompleta!)
Bishop        [ - unknown - ]
Colossus      [Might 2]
Cyclops       [ - unknown - ]
Gambit        [ - unknown - ]
Iceman        [Slow Beam 20*]
Jean Grey     [Flight 5, Telekinesis 20]
Nightcrawler  [Teleport 5]
Rogue         [Flight 5, Might 2]
Storm         [Flight 5, Funnels 20*, Lightning Strike 20]
Sunfire       [Flight 5]
Wolverine     [Might 1]
* ambos apagam fogo mas só Slow Beam cria pontes!
  
Brotherhood Puzzle (esta lista pode estar incompleta!)
Juggernaut    [Might 2, Brotherhood]
Magneto       [Flight 5, Levitation 20, Brotherhood]
Scarlet Witch [Brotherhood]
Toad          [Brotherhood]


Através da tabela é fácil notar que a Storm é um dos mais versáteis personagens para puzzle. Mesmo assim, não é completa. Ser do Brotherhood possibilita a abertura de uma única sala em todo o jogo, porém, a sala também pode ser acessada via teleport (Nightcrawler e Deadpool).

Alguns desafios da Danger Room exigem a execução de Combos ou Super Combos. Combos são disparados quando dois heros realizam danos por skill ou throw simultaneamente num mesmo inimigo. Um Super Combo acontece quando um xtreme power é usado simultaneamente com uma skill ou xtreme power de outro hero num mesmo inimigo.

Os combos são simples de entender mas nem sempre são tão simples de realizar. Existem pelo menos dois métodos bem fáceis. Heros que possuam Might podem jogar (throw) inimigos e caso acerte um aliado durante um throw um combo é dispardo. Por fim, o Cyclops depois do level 14 disponibiliza a skill Auto Artillery, do tipo Trap. Nesta skill, Cyclops criar uma armadilha que emite alguns flashes de danos em tempos regulares. Basta mudar de hero e tentar combinar novas skills ao ritmo da armadilha do Cyclops. 

Fight

Como regras gerais os heros podem ser de dano (dmg, single target ou area/radial) ou suporte (support, buff, debuff, stun) e podem ser baseados em dano físico (melee) ou dano especial (skill). 

Como regra geral de orientação para jogadores que visão concluir com 100%, heros de dmg são melee e investirão majoritariamente em strike e speed. Heros de support são range e investirão majoritariamente em focus. Em ambos os casos, investimentos pesado em skill passivas e baixa elevação das demais skill é minha forte recomendação. As exceções serão apresentadas abaixo.  

Em speedruns any%, provavelmente, Nightcrawler (full strike + Master of Chaos + Critical Strike) + 3 heros support dmg-buff é de longe a melhor opção, zerando em menos de 2 horas.  

X-Men Fight
Bishop        [Melee, Single, Body+Focus, Support, buff]
Colossus      [Melee, Single, Strike+Speed, DMG]
Cyclops       [Range, Radial, Body+Focus, Support, stun]
Gambit        [Melee, Radial, Body+Focus, DMG]
Iceman        [Range, Single, Body+Focys, DMG, stun]
Jean Grey     [Range, Radial, Body+Focus, Support, buff]
Nightcrawler  [Melee, Single, Strike+Speed, DMG]
Rogue         [Melee, Single, Strike+Speed, DMG, debuff]
Storm         [Range, Radial, Body+Focus, Support, stun]
Sunfire       [Range, Radial, Body+Focus, Support, buff]
Wolverine     [Melee, Radial, Strike+Speed, DMG, stun]
  
Brotherhood Fight
Juggernaut    [Melee, Single, Strike+Speed, DMG]
Magneto       [Range, Radial, Strike+Speed, DMG, trap]
Scarlet Witch [Range, Radial, Body+Focus, Support, heal]
Toad          [Melee, Single, Strike+Speed, DMG, buff]

Antes de aprofundar na análise dos heros, convém avisar que stun, knockback e algumas skills não funcionam contra chefões, apenas contra mobs.

Bishop: À primeira vista, o hero pode passar uma sensação de ser range-based. Mas, tanto range como melee seu dano é medíocre. Entretando, é um excelente support em combates. Invista em Focus, Energy Fury e Mutant Master.

Colossus: Provalmente, o pior melee dmg.  E isto não quer dizer que ele é ruim. Apenas que não aguenta a competição.

Cyclops: Não se engane, Cyclops é medíocre em dano à distância. Apesar disso é um excelente stuner em área. Invista em Focus, Visor Upgrade, Mutante Master, Optic Flash e Auto Artillery.

Gambit: Um hero às avessas, é um range horroroso e um excelente melee. Invista em Focus - sim, Focus! -, Energy Combat, Evade, Energy Form, Energy Fury e Staff Assault.

Iceman: Se quer dar dano à distância, este é o hero certo. Invista em Focus, Mutante Master, Piercing Cold, Cold Mastery, Ice Slide, Slow Beam e Freeze Beam.

Jean Grey: Em combate não é muito relevante. Dá pouco dano em área e pouco buff para o time. Novatos podem se impressionar com seu xtreme power de ressucitar aliados. Porém, minha dica é outra: ao invés escolher um hero para ressuscitar terceiros, tente não morrer, escolhendo um support que dê buff de dano ou stun.

Nightcrawler: É um filhote de dragão. No começo é bem frágil e pouco expressivo. Mas fazendo investimentos corretos possui o melhor xtreme power do jogo. Invista em Strike, Critical Strike e Master of Chaos.

Rogue: É um hero bastante versátil. É um bom melee-dmg e ainda possui skills de support como heal-allies e debuff-enemies. Particularmente, prefiro usá-la como melee-dmg, mas pode usá-la como suporte também sem maiores arrependimentos.

Storm: Meu hero favorito. Ótimo para puzzle e ótimo suporte em combates. Sua primeira skill é single target e paralisa a vítima sem disparar mensagens de stun. Só a primeira skill estaria ótimo mas o segredo do sucesso está em suas skills de controle de vento. Invista em Focus, Flight, Mutant Master, Wind Mastery, Funnels e Whrilwind.

Sunfire: Apelãozinho... do mesmo modo que Nightcrawler, inicia-se muito fraco, modesto, e gradualmente se transforma num monstro! Invista em Focus, Flight, Mutant Master, Fire Mastery, Flaming Fury e Ignite.

Wolverine: É um bom melee-dmg, bastante resistente mas não do jeito que se imagina. Sua skill de regeneração é praticamente inútil. Level 1, ela regenera 1% do life em 6 segundos. Faça as contas! Demora 1 minuto para aumentar 10% de vida, enquanto, no jogo full life pode-se morrer facilmente em 15 segundos ou menos. Invista em Speed, Might, Claw Mastery, Enhanced Senses, Berserker Rage, Feral Slash, Claw Fury.

Juggernaut: Provavelmente, o segundo melhor melhor melee-dmg. Atrás do Nightcrawler apenas pelo Master of Chaos dele, mas se sobressaindo no resto. Fechando o trio de monstros de aparência fraca inicial e de poder assustador no final: Juggernaut, Sunfire, Nightcrawler. Acredite ele só é lento no começo. Em pouco tempo cresce sendo capaz de fornecer danos assombrosos em pouquíssimo tempo! Invista em Might, Critical Strike, Balanced Form, Precision, Cyttorak's Folly, Cyttorak Shield, Crimson Devastation, Crimson Rage, Thunder Punch.

Magneto: Um hero para puzzle tão bão quanto a Rogue e quase tão bom quanto Storm. Não é um grande range-dmg, nem um bom support. É bem resistente e funciona bem com Sharpnel Sentry. Apesar de ser um pouco difícil de usar à curta distância e contra inimigos sozinhos, é muito boa à longa distância e contra  multidões. Invista em Focus, Flight, Mutant Master, Intimidation, Magnetic Shell e Shrapnel Sentry.

Scarlet Witch: Tem Revitalize, Heal e Combustion. Suas outras skills podem ser interessantes de conhecer  pela forma curiosa de funcionamento mas sem muita vantagem prática.

 Toad: Não tem resistência alguma, tem um ótimo melee-buff, tem um alerta de pouca vida insuportável e ao mesmo tempo é um excelente melee-dmg. Hero difícil de controlar para iniciantes mas um bom desafio para aqueles que pensam em zerar o jogo mais de uma vez. Invista em Strike, Critical Strike, Tongue Mastery, Secretion, Tongue Strike e Hammer Kick.

Balanceamento

Fica um pouco evidente a superioridade de alguns heroes em relação aos demais. Nightcrawler, Juggernaut, Toad, Sunfire e Iceman batem muito! Qualquer um dos três primeiros acompanhado por três suportes de melee-buff dão dano desproporcionalmente grandes.

As skills de regeneração ao jogador são todas desprezíveis, enquanto, as skills de regeneração de alguns mobs são absurdamente efetivas. Ou você mata o mob em poucos segundos, ou vai gastar todos seus energy points tentanto!

Por isso não dá para jogar com todos os times possíveis e nem jogar com todas as skills, tentando ser fiel ao comportamento vistos nos gibis. É preciso seguir um certo padrão, único, para ter sucesso no jogo.

Os personagens em modo hard começam todos com builds horrorosas ou então com as builds do seu jogo anterior, não existindo a possibilidade de começar o jogo em modo hard e personalizando os heroes no novo jogo.

Glitches

Alguns fogos não são apagados ao se usar as skills corretas, alguns objetos não quebram apesar do dano provocado, alguns puzzles aparentemente podem ser resolvidos com skills erradas, muitas vezes a tela de skill não lista seus poderes, aparentemente o jogo às vezes "esquece" seus stats, fazendo-o dar muito menos dano que o esperado e no final do jogo entrei em contato com um inimigo invisível e aparentemente imortal.

Nightcrawler - sempre ele - se comprar Teleport Frenzy sem comprar Teleport Attack não gastará mana ao usar a skill.

Guias

(1) Equipment Guide by AceCannon.

(2) Character list by IGN

(3) Skills FAQ by mstieler

(4) Character Guide by Zibanzo

(5) FAQ/Walkthrough by PapaGamer

(6) FAQ/Walkthrough by mstieler

(7) FAQ/Walkthrough by merc for hire

(8) Item Guide by Youngblood0000

(9) Cheat Codes by GameFaqs


TL:DR; Só dois detalhes: (a) Grinding em Danger Room, Grade Junior, Course Assault 303 - nunca destrua os barris e poderá lutar eternamente - ou vá para Act 4, Holding Pens. Por fim, (b) ao morrer volta-se ao último save com perda itens e experiência. Não morra!


abraços

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