Este jogo é a releitura de Mega Man X (1993, SNES). Depois de 12 anos, o jogo ganhou gráficos 3D, rebalanceamentos, uma animação e a possibilidade de jogar com Vile. Para uma análise mais clara convém refinar as comparações.
Gráficos: o jogo original apesar de 2D, 15 bits de profundidade de cor e resolução 256x224 sempre foi muito bonito, agradável. Em 3D, 24 bits de cor e resolução 480x272 o jogo se tornou mais atrativo às novas gerações, e nada além disso. Normalmente, personagens que migram do 2D para o 3D ficam com aparência estranha, deformada. Não é este o caso. A migração aconteceu respeitando a identidade visual dos personagens.
Áudio: a série Mega Man X é famosa pela trilha rock 'n' roll e nesta atualização o perfil foi mantido - "Rock" é o nome original de Mega Man no Japão e "Roll" de sua irmã reploid. Infelizmente, os personagens agora gemem e gritam durante o combate.
Desafio: o jogo foi rebalanceado e o comportamento dos chefões foi alterado de modo curioso. Os 8 chefões iniciais contam com novos movimentos, aumentando o desafio dos mesmos em comparação com os antigos quando enfrentados com a arma normal. Porém, quando enfrentados com as armas efetivas, o desafio se tornou menor. Os chefões finais no entanto ficaram todos bem mais fáceis.
Desafio (2): o jogo agora possui modo normal e hard. Mesmo no hard jogadores antigos não terão dificuldade em zerar jogando com o Mega Man. Porém, o mesmo não pode ser dito do modo hard com Vile. É bem difícil!, principalmente, por ser um personagem tão diferente. Ele tem 3 armas disponíveis, mas sem dash. Infelizmente, o chefão final do Vile é muito fácil em comparação com o início do jogo.
História: na versão original, grande parte da história está escrita no manual de instruções e existem poucos diálogos. No novo jogo, temos muitos diálogos, porém, completamente supérfluos, "trash-talk" e nada mais.
História (2): ao invés de manterem a história original, preferiram re-escrevê-la. O final dos jogos é diferente e a história apresentada ao se jogar com Vile não é considerada canônica.
Organização: as localizações dos upgrades de armadura foram alterados. As fases finais foram alteradas. O modo de obter o haduken foi alterado - agora basta chegar ao mesmo local de antes mas sem sofrer dano. As localizações de corações e sub-tanques são levemente diferentes entre Mega Man e Vile.
Emulação: joguei através do PPSSPP, versão 1.1.1, sem maiores dificuldades. O emulador exige a instalação do DirectX 9 e o jogo ao iniciar fica travado numa tela preta, bastando apertar start para prosseguir.
TL:DR; Ninguém nunca quis jogar com Vile. Cadê a opção de jogar com o Zero!?
abraços
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