2011-09-08

Resumo do livro K&R C - parte 01

   Caros amigos, antes de começarem a estudar C recomendo que façam a instalação de um ambiente de programação C.

   Para tal, recomendo, no Windows, a utilização do Code::Blocks (versão MinGW Setup), por ser uma boa IDE e já vir com um compilador atualizado. O Dev-C++ também é um bom ambiente, porém, um pouco defasado. Ambos os links estão presentes no tópico:

   http://ofernandofilo.blogspot.com/2011/08/ferramentas-de-programacao-c-java.html

   Para testar seu ambiente de trabalho e começar a se familiarizar-se com a linguagem faça um Hello World, salve o arquivo com nome helloworld.c.


#include <stdio.h>

main(){
   printf("hello, world\n");
}


   Atenção: faça uso de espaços em branco, chama-se identação. Ela nos ajuda na legibilidade do código.

Iniciando - Hello World, o primeiro programa em C

   Introdução à linguagem C baseada na obra The C Programming Language 2ed (ANSI C) de Brian W. Kernighan e Dennis M. Ritchie.

   Um programa em C, idependente do tamanho, consiste em funções/functions e variáveis/variables. Uma função contém declarações/statements que descrevem as operações computacionais necessárias para realizar uma tarefa, e as variáveis armazenam/store os valores/values necessários durante seu processamento.

   As funções em C são como as subrotinas e funções em Fortran ou os procedimentos/procedures e funções em Pascal. No nosso exemplo usamos uma função chamada "main".

   Normalmente você pode escolher os nomes das funções, entretanto, "main" é um nome especial. Ele indica a função inicial do seu programa, aquela que obrigatoriamente todos programas necessitam tê-la.

   Você verá que dentro de main utilizaremos outras funções para nos auxiliar na realização de uma tarefa/job. Algumas serão escritas por você enquanto outras serão fornecidas pelas bibliotecas/libraries.

   Logo na primeira linha do programa de nosso exemplo temos as seguintes palavras "#include <stdio.h>", que são responsáveis por informar ao compilador incluir as variáveis e funções presentes na biblioteca "stdio.h".

   Um modo de comunicação de dados entre funções é através da passagem de uma lista de valores, chamada neste caso de argumentos, durante a chamada da função.

   Os parênteses após o nome da função envolvem a lista de argumentos. No nosso exemplo, main é uma função que não recebe argumentos, pois seus parênteses estão vazios.

   As chaves após o nome da função delimitam sua declaração de variáveis e funções, formam um bloco de código, e, assim, determinam todas as operações do próprio método.

   No nosso primeiro programa, a função main possui apenas uma declaração:
  
      printf("hello, world\n");
  


   Como visto, chamamos uma função através de seu nome - "printf", no caso -, seguido pelos parênteses e pela lista de argumentos. No nosso caso, a lista é única e é apenas uma string, ou seja, uma seqüência de caracteres limitada por aspas duplas.

   UFA! Muita informação não é mesmo? No próximo tópico continuaremos de onde paramos, até lá, Felas do Hardware!


/* Isto é um comentário */
/* Este programa é apenas um simples Hello World */
#include <stdio.h>
   /* Em pt-BR: Biblioteca Padrão E/S  */
      /* E/S = Entrada/Saída*/
   /* Em en-US: Standart Input/Output Library */

main(){ /* Função Principal */
   printf("hello, world\n");
      /* printf é outra função e é
      responsável por apresentar uma
            mensagem de texto     */
}



abraços

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